quinta-feira, 17 de junho de 2010

Na eleição, internet dá voz à militância

A internet terá o poder de eleger um candidato presidente do Brasil? Para discutir o assunto, o info@trends reuniu, em São Paulo, o coordenador da campanha digital da petista Dilma Rousseff, Marcelo Branco, e Sérgio Caruso, coordenador da campanha de José Serra.

Também participou da discussão Gil Castilho, diretora da associação brasileira de consultores políticos. Segundo Gil, haverá em 2010 uma grande participação nas campanhas das pessoas ligadas à internet. “Mas eu não acredito que ela seja determinante, embora tenha um peso de mobilização junto aos militantes.“

Para Marcelo Branco, o marketing político no Brasil é um dos melhores do mundo, mas prejudica a atuação dos militantes. “Ao contrário do marketing puro, a campanha na internet é descentralizada. Nós estimulamos a produção de conteúdo feita pelos militantes e damos a possibilidade de milhões de cidadãos entrarem na cena do debate político”, disse.

Para Sérgio, as novas leis eleitorais permitirão que ocorra um debate inédito na web. “Não é a internet que vai fazer com que você ganhe ou perca a eleição. Quem ganhou a eleição para o Obama foi ele, e não a internet. Mas a web foi muito bem utilizada por ele. Isso foi parte de uma comunicação maior”, disse.

Os coordenadores de campanha concordaram que a web será importante, porém auxiliar no processo eleitoral de 2010. As mídias tradicionais como a TV e os comícios de rua devem manter sua importância estratégica para definir o voto do cidadão brasileiro.

*com reportagem de Marco Aurélio Zanni


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